Associações

Acolher, Proteger e Integrar são os grandes objetivos das Associações de Apoio ao Surdo

Google Images

Google Images

Associação Portuguesa de Surdos (APS)

Fundada a 24 de setembro de 1958, teve a sua primeira sede em Alvalade e como presidente Maria Madalena Pires. Sobrevivendo durante alguns anos só com donativos, a associação teve de mudar várias vezes de sítio, até se ter instalado definitivamente em Lumiar.

A APS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e tem como principal missão "o bem-estar e a qualidade de vida das Pessoas Surdas, respeitando sempre as particularidades e características únicas de cada uma, valores, ideologia e religião", como se pode ler no site.

Além de ser uma associação que acolhe, protege e integra a comunidade surda e as pessoas que tenham interesse em Língua Gestual Portuguesa (LGP), ela também realiza anualmente atividades e eventos do foro científico, cultural e desportivo e dá formações em LGP.


Para mais informações visite o site da Associação Portuguesa de Surdos (APS), clicando no botão abaixo.

Logotipo da APS/Google Images

Logotipo da APS/Google Images

Portal do Cidadão Surdo (SERViiN)

O Serviin é o Serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que permite colocar surdos e ouvintes em comunicação. Este serviço originou devido ao crescente número de surdos no país e do quanto o resto dos portugueses não sabe como comunicar com a pessoa surda.

A comunicação é intermediada por um intérprete licenciado em Língua Gestual Portuguesa que comunica por gestos com o surdo e oralmente com o ouvinte, servindo de ponte entre os dois.

Procedimentos da SERViiN/SERViiN

Procedimentos da SERViiN/SERViiN

Os principais objectivos do Serviin são anular a barreira na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que surdos possam contactar empresas e serviços de uma forma mais directa e autónoma.


Apresentação de Youtube da SERViiN


Para mais informações visite o site do Portal do Cidadão Surdo (SERViiN), clicando no botão abaixo.

Logotipo da SERViiN/SERViiN

Logotipo da SERViiN/SERViiN

Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS)

Devido à necessidade de representação da comunidade surda perante o Governo, a 20 de dezembro de 1993, constituiu-se a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS). Começando com cinco, atualmente conta com 11 filiações de Associações de Surdos.

Filiações da FPAS/FPAS

Filiações da FPAS/FPAS

Considerada uma instituição máxima representativa da Pessoa Surda em Portugal, ela tem como principal missão proteger o surdo, valorizar os seus direitos e trabalhar para a sua inserção na sociedade.


Para mais informações visite o site da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), clicando no botão abaixo.

Logotipo da FPAS/FPAS

Logotipo da FPAS/FPAS

Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (ATILGP)

Fundada a 26 de outubro de 2007, abriu a sua atividade a 12 de março de 2008 devido à crescente necessidade de os profissionais desta área se sentirem representados publicamente e terem o poder de defesa.

Esta associação tem como principal objetivo promover esta profissão bem como dar uma maior visibilidade à Pessoa Surda, trabalhar para a realização de mais formações e seminários e desenvolver uma consciência associativista.


Apresentação da ATILGP


Para mais informações visite o site da Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (ATILGP), clicando no botão abaixo.

Logotipo da ATILGP/ATILGP

Logotipo da ATILGP/ATILGP