Brasil em Portugal

Coimbra e suas associações e organizações de estudantes brasileiros.

Casa Da Lusofonia de Coimbra

Fotografia por Gustavo Eler

Fotografia por Gustavo Eler

Coimbra é conhecida por ter uma população estudantil massiva, na qual atrai uma boa parcela de estudantes internacionais que buscam uma oportunidade melhor de formação nas terras lusitanas.

A cidade atualmente conta com 134.156 habitantes em sua área central, onde 37 mil são apenas estudantes matriculados nas instituições de ensino superior de Coimbra - incluindo as públicas, as politécnicas e as privadas.

A população estudantil de Coimbra é marcada também pela grande diversidade de nacionalidades presentes em sua comunidade académica. Dentro da própria Universidade de Coimbra (UC) - que possui 25 mil alunos -, se obtém cerca de 5.200 estudantes de origem estrangeira, com 98 nacionalidades diferentes. Dentre as diferentes origens, a que tem crescido cada vez mais - não só em Coimbra, mas em Portugal inteiro- é a comunidade brasileira. Atualmente a UC já atraiu mais de 2.500 alunos brasileiros, tal número fez com que diversas associações estudantis focadas nessa comunidade latino americana fossem criadas.

Algumas das associações presentes em Coimbra são: a Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB), a 'Brazilian Student Association' (BRASA) e o Grupo de Estudos Maria Quitéria.

APEB

APEB foi fundada em 2004, sendo o núcleo de estudantil brasileiro mais antigo de Coimbra.

A associação tem como objetivo guiar o estudante recém chegado pelo cenário académico português, através de palestras, convívios e suas redes sociais.

Além da função de integrar esses estudantes a vida acadêmica, a APEB também oferece formações extracurriculares para dar ao aluno um currículo com mais carga e experiência de ensino. Para o presidente da associação, Felipe Vaz, essas atividades proporcionam ao indivíduo uma "chance de sair da caixa de ensino e agregar uma nova perspectiva para sua vida académica".

Assim como muitas áreas da sociedade, a APEB sofreu com os danos causados pelos anos de pandemia e agora traça uma meta de reconquistar o contato com a comunidade estudantil presencialmente, após o longo período de eventos apenas em plataformas online. Segundo Felipe Vaz, essa missão tem tido um progresso muito positivo. "Em abril, ocorreu a segunda edição do Brasil em Coimbra e tivemos casa cheia, o que torna a associação cada vez mais atrativa para os estudantes", explica o presidente da APEB.

Os eventos promovidos pela APEB possuem uma variam entre o cunho de formação e cultural.

APEB procura atender qualquer estudante brasileiro que necessite de qualquer auxilio, independentemente da instituição de ensino superior do aluno.

BRASA

A BRASA é uma organização sem fins lucrativos que se constitui de uma rede de estudantes brasileiros que estão morando fora de seu país de origem. Atualmente, a BRASA está presente em mais de 90 universidades ao redor do mundo.

Essa associação chegou a Coimbra em 2020 e desde de então já atraiu mais de 1.500 estudantes brasileiros. Seu principal objetivo é se manter como uma organização de alunos brasileiros para o aluno brasileiro, fornecendo eventos de capacitação profissional, estágios e auxilio através de suas redes sociais.

O estudante que chega a Coimbra através do ENEM ou por programas de mobilidade normalmente tem muita dificuldade em lidar com todo o processo de mudança de um continente para o outro, assim a BRASA o oferece dicas e recomendações em seu Instagram afim de ajudar o estudante a se habituar. Lara Queiroz, Analista de Comunicação da BRASA Coimbra, descreve a importância de grupos como a BRASA e APEB em um cidade com um número tão grande de estrangeiros: "a gente se sente muito perdido e até mesmo não se sente acolhido quando chegamos aqui, mas estes grupos trazem a oportunidade de que a gente possui algum amparo e que dá para fazer isso funcionar".

A BRASA possui inúmeras parceria com instituições em Portugal, além de ter suas filiais em outras cidades com comunidade estudantil relevante. Fruto dessas parcerias são as promoções de estágios para estudantes formação académica durante o percurso do ano através do programa "EmBRASAMENTO Profissional", que garante estágio remunerados para aqueles que tem interesse em trabalhar nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Além disso, a associação oferece desconto em estabelecimentos pela cidade para quem se propõe a participar das atividades ou para quem se associa através da "BRASA ID", que é um cartão de associado que traz promoções em lojas, restaurantes e até mesmo em sessões com psicólogo. Essa proposta vem da missão da BRASA de além de integrar o estudante, também dar o suporte necessário.

Esta associação também fornece vagas aos estudantes que tenham interesse em participar da gestão do grupo. As inscrições acontecem duas vezes ao ano e são anunciadas nas redes sociais da BRASA, tanto no Instagram quanto no Facebook.

Instagram da BRASA Coimbra

Instagram da BRASA Coimbra

Grupo de Estudos Maria Quitéria

O Grupo de Estudos Maria Quitéria foi criado a partir de uma iniciativa dos estudantes de Relações Internacionais da UC e hoje conta com 28 integrantes de diversas instituições de ensino superior de Coimbra em sua gestão.

Diferente da APEB e BRASA, o Maria Quitéria possui seu foco no âmbito social cultural, com a missão de espalhar a cultura brasileira e latino-americana para o cenário estudantil português.

O grupo foi formado em 2019 e inicialmente continha apenas estudantes de Relações Internacionais, mas atualmente possui uma formação diversificada com estudantes das diferentes áreas como psicologia, letras, história e direito.

A organização possui diversas iniciativas desde podcast até conversas abertas ao público sobre temas que estão em alta na sociedade - como o caso da "Política de Botequim" de maio que esteve em parceria com a 14° marcha contra a homofobia e transfobia que ocorreu no dia 17 de maio.

Dentre os projetos do grupo, seus módulos de estudos são a identidade da organização. Sendo a primeira inicitiva organizada pelo Maria Quitéria, os chamados '"Módulos" tem a missão de apresentar temas pertinentes da comunidade brasileira para uma discussão e análise com convidados especiais e alunos que tem interesse em se inscrever. Dentre os temas já bordados estão: "Economia Brasileira Contemporânea", "Multiculturalismo e Identidade Brasileira", "Estudo Comparado do Direito", dentre outros.

Atualmente a o grupo não possui uma sede, mas suas reuniões e membros encontram-se em sua maioria na FEUC por ser o lugar de criação da organização.

O Maria Quitéria também possui parcerias com as outras associações brasileiras - como as já citadas aqui. A organização também é aberta a participação de qualquer estudante interessado e se propõem a garantir uma experiência que agregue a formação académica do individuo. O processo seletivo ocorro duas vezes no ano e é divulgado no Instagram do Maria Quitéria.

Fotografia por Gustavo Eler

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Fotografia por Gustavo Eler

Integrantes do Maria Quitéria

Integrantes do Maria Quitéria

Fotografia por Gustavo Eler

FEUC

FEUC

A importância da manutenção de associações estrangeiras em Portugal

Portugal é um dos países que mais atraem estudantes estrangeiros no mundo - principalmente das comunidades latino-americanas e africanas- e é o alvo de muitos brasileiros que possuem o sonho de conseguir uma formação académica prestigiada. Como sair de seu país de origem é uma tarefa árdua e demanda muito da pessoa - ainda mais quando se trata de um estudante no inicio da vida adulta-, as associações académicas focadas nesses alunos internacionais tem uma papel fundamental de acolher e habituar eles nessa nova realidade com respeito das culturas lusitanas e com a responsabilidade de manter viva a identidade cultural original dos indivíduos.