Jovens: O futuro da Sociedade

O impacto do associativismo nos jovens

Fotografia retirada de Município Mealhada

Fotografia retirada de Município Mealhada

Jovens em Portugal

É notável o declínio da quantidade de população jovem em Portugal. Através de uma investigação, o grupo Marktest, concluiu que no espaço de 20 anos, Portugal "perdeu" cerca de 400 mil jovens.

Neste momento, Portugal encontra-se com cerca de 1 milhão de jovens dos 15 aos 24 anos, menos 400 mil do que tinha no ano 2002. Valores preocupantes, sendo que a população portuguesa está cada vez mais envelhecida e os níveis de natalidade estão cada vez mais baixos.

Contudo nem tudo são más notícias, através de um estudo realizado pela Joana Ferreira da Sapo, concluiu que em 2020, 41,9% dos portugueses entre os 25 e os 34 anos terminaram o ensino universitário, sendo a geração com mais licenciados, colocando Portugal acima da média da União Europeia.

Aqui temos que colocar as questões, apesar de Portugal ter cada vez menos jovens, estarão os jovens portugueses cada vez mais preparados para o seu percurso profissional no mercado de trabalho?

Qual é o impacto e o papel do associativismo na vida dos jovens e como é que estes fatores contribuem para o sucesso pessoal?

Associativismo jovem

O associativismo jovem é, de certo modo, um espaço de intervenção social, através do qual os/as jovens efetivam os seus direitos, participam na definição, execução e avaliação das políticas de juventude e usufruem das ofertas para a juventude, convertendo-se em agentes transformadores e multiplicadores.

Como exemplo de uma organização criada para os jovens, contactámos o vereador municipal da Mealhada, responsável pelo pelouro da Juventude, Hugo Silva. No ínicio do ano 2021, foi criada a Zona 231, na Mealhada, um espaço para os jovens terem oportunidade de crescer não só pessoalmente mas como também profissionalmente.

Entrevista ao vereador da juventude do concelho da Mealhada, Hugo Silva.

O nome "Zona 231" vem do indicativo nacional para telefones fixos, correspondente ao concelho da Mealhada, algo inesperado sendo que a maioria dos jovens não utiliza telefone fixo. Contudo isso não impediu a juventude do concelho da Mealhada de se inspirar nesse mesmo indicativo e construir uma marca ao seu redor.

O impacto da marca "231" nos jovens

Além de exponenciar o talento dos jovens da Mealhada, a Zona 231 também abre portas para quem tem ideias de trabalho. Entre alguns dos projetos em desenvolvimento na Zona 231, estão a Magazine 231, o Podcast, o 231 Fest, o Bootcamp da Sustentabilidade, entre outros.

Projetos na Zona 231

Bootcamp da Sustentabilidade - Consistiu na realização de um Bootcamp com o objetivo de formar os 16 embaixadores jovens da sustentabilidade no concelho.

Magazine 231 - Trata-se de uma Magazine realizada pelos jovens do concelho com o intuito de dar aos jovens um espaço onde podem publicar o seu conteúdo.

231 Fest - Já com a sua segunda edição para trás, o 231 Fest teve uma aderência muito grande nas suas duas primeiras edições. Piruka, Lon3r Johny, Mizzy Miles e DJ Kura, são alguns dos nomes que pisaram o palco do 231 Fest.

Com todo o apoio que a Zona 231 tem prestado aos jovens do concelho, pelo espaço, pelas atividades e eventos, a FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis) destacou o Município da Mealhada com uma avaliação de 5 estrelas, cumprindo todos os critérios para ser um Município amigo da juventude.

Apesar dos excelentes resultados da Zona 231 no seu primeiro ano e meio de vida, Hugo Silva frisa que ainda é cedo para fazer um balanço do impacto causado pela Zona 231 nas vidas dos jovens, num aspeto profissional ou num aspeto pessoal. Contudo garante que o principal objetivo é garantir a confiança dos jovens no projeto e o segundo, ouvi-los. No que considera ser um período experimental da Zona 231, Hugo Silva refere que está a ser um projeto positivo devido ao interesse dos jovens, na proposta de ideias e projetos, em criar novas associações jovens e restabelecer as listas escolares nas escolas do concelho.

O interesse dos jovens e o balanço da Zona 231

Além da aderência dos jovens ao projeto, muitos deles até procuraram realizar o seu estágio na Zona 231, que já conta com mais de 10 estágios no espaço de 15 meses, sendo eles oriundos de cursos profissionais ou até de cursos universitários.

Estágios na Zona 231

O primeiro passo dado pela Zona 231, foi ouvir os jovens, realizando um circuito de encontros intitulado "Comunica-te Jovem" que contava com a deslocação da equipa da juventude a vários pontos do concelho, com o intuito de ouvir os jovens e perceber o que é que falta no concelho. Foi a partir daqui que a Zona 231 se construiu, com as ideias dos jovens.

Com a auscultação realizada nas 3 fases do "Comunica-te Jovem" (Edição 2022, 2023 e a edição nas escolas) foi possível ouvir os interesses dos jovens, o que permitiu à equipa do pelouro da juventude realizar algumas destas ideias, sendo a mais notável o 231 Fest, o mini-festival de 2 dias realizado na Quinta do Murtal, na Mealhada. Além de trazer ao concelho artistas de renome nacional, o 231 Fest também serviu para potencializar jovens artistas do concelho, sendo mais uma oportunidade que a Zona 231 trouxe aos jovens mealhadenses.

Cartaz da edição de 2023 do 231 Fest

Cartaz da edição de 2023 do 231 Fest

Depressão nos Jovens

Não é novidade o aumento de distúrbios psicológicos em tenra idade na sociedade portuguesa. Num artigo publicado em 2021, o JN (Jornal de Notícias) referiu que 31% dos jovens e adolescentes em Portugal sofrem de depressão, sendo que destes 31%, 19% sofrem de sintomas graves ou moderados e 10% correm risco elevado de comportamentos suicidas.

"No fundo todas as associações juvenis acabam por combater a depressão nos jovens, criando um estimulo para eles, onde se podem refugiar", diz-nos Xavier Santos, estudante de Português, que também já esteve envolvido em várias associações jovens. O mesmo ainda frisa que "o associativismo académico também deve ter afluência por parte da comunidade estudantil, dado que, por vezes, é preciso refrescar um pouco a cabeça, conhecer pessoas novas e participar nestes movimentos, visto que só traz mais valias para os jovens.

O projeto "Zona 231" já conta com mais de uma centena de jovens que participam regularmente nas atividades realizadas. A mais recente, um circuito de palestras "231 Talks", realizada na feira de artesanato e gastronomia da Mealhada, conta com vários temas, sendo os jovens, os principais dinamizadores do evento.