Reportagem

Cultura: Como viajar sem sair de casa em tempos de COVID-19

Em tempos de coronavírus, para combater os problemas de saúde mental, a cultura tornou-se no escape de muitos. Porque com ela não estamos só em casa, de quarentena. Podemos estar na Londres eduardiana ou no mundo das fadas.


Os nossos entrevistados são brasileiros. Oriundos de um dos países mais afectados pelo vírus, onde a pandemia gerou também uma crise política, devido á maneira do presidente Bolsonaro de encarar a situação, confessam que foram os meios culturais que os ajudaram a tirar os seus pensamentos da questão.Num mundo devastado pela pandemia de COVID-19, muitos sentem que existiu um decréscimo na sua saúde mental. O que os ajudou em muitos casos? A cultura. Livros, música, filmes, séries e videojogos, entre outros meios. Retiraram-nos da realidade e levaram-nos para novos mundos, onde não há coronavírus. Os serviços de streaming e a televisão bateram recordes de audiências. Promoções em livrarias online ajudaram a um consumo de literatura, mesmo com as livrarias físicas às portas de uma crise.

"As leituras já me levavam para lugares diferentes há muito tempo, mas agora que não posso sair, eles tornaram-se um escape ainda maior, e a música também. A Taylor Swift, por exemplo, tem uma narrativa nas músicas que deixa os ouvintes a viajar. Um exemplo disso para mim nesta pandemia foi "Long Live". As músicas dela deixaram-me mais calma e neste momento isso é muito bom. Livros e música são o meu remédio para sobreviver a tudo isto." confessa Bia.

Para Céline, os meios culturais geral ajudaram-na bastante a distrair a cabeça da situação do Brasil e da pandemia, e sente que todos os meios culturais são uma grande ajuda nesse sentido, mas confessa: "Não tive o tempo que queria para conseguir ler, por causa da faculdade, que não parou, por isso apenas li "Chain of Gold" porque estava à espera do seu lançamento há muito tempo e acabei por isso a absorver muito mais do livro. "

Graziela confessa que tendo sempre os livros como uma ajuda para lidar com a sua ansiedade, começou a reler vários para lidar com a pandemia. Ouve também muita música, e quando não lhe apetece estes dois, assiste muitas séries e filmes. No final, faz uma crítica de cada conteúdo consumido num caderno. Náchalli para lidar com o isolamento social consumiu muitos filmes, séries, músicas e volumes de banda desenhada.

"As leituras já me levavam para lugares diferentes há muito tempo, mas agora que não posso sair, eles tornaram-se um escape ainda maior "

Antes de terminar, foi pedido aos nossos entrevistados que partilhassem alguns dos conteúdos que mais gostaram e que aconselham. Aqui ficam as suas recomendações:

Livros:

"Chain of Gold" - Cassandra Clare [2020]

"Percy Jackson" - Rick Riordan [2005/2009]

"Orgulho e Preconceito" - Jane Austen [1813]

"A Provadora" - V.S. Alexander [2018]

"Amoras" - Emicida [2018]

Filmes:

"Bora Lá" [2020]

O Sol Também É Uma Estrela [2019]

Séries:

The Office [2005/2013]

How I Met Your Mother [2005/2014]

Virgin River [2019/Presente]

Eu Nunca [2020/Presente]


"There is no better distraction in this world then losing oneself in books for a while" - Chain of Gold, Cassandra Clare