Praxis

Património Cervejeiro de Coimbra

A Praxis foi fundada por Arnaldo Baptista, empresário em Coimbra desde os anos 1970.

O espaço é constituído pela Fábrica de Produção de Cerveja, pelo Museu da Cerveja de Coimbra e por um restaurante que apresenta uma gastronomia variada. 

A Praxis localiza-se na Rua António Augusto Gonçalves, Lote 28/29, 3040-320, Santa Clara, Coimbra, Portugal

Foi na denominada Sala dos Capelos, da Praxis, que Pedro Baptista, filho do fundador e CEO da Praxis, recordou que o projeto surgiu no final dos anos 1990 na sequência de um sentimento de alguma revolta por parte do pai por se ter deixado de produzir a cerveja de Coimbra, um produto típico da cidade. O objetivo da Praxis era devolver à cidade e à região de Coimbra o património cervejeiro.

O nome “Praxis” foi uma ideia de Arnaldo Baptista. Segundo Pedro Baptista, precisavam de uma marca forte, de uma palavra que ligasse o património da região de Coimbra, a tradição da região, a academia da cidade e as suas festividades, como a Latada e a Queima das Fitas, em que o vinho espumoso da Bairrada deu lugar ao consumo de cerveja.

Item 1 of 3

A Praxis é um projeto que data do final dos anos 1990. No entanto, Pedro Baptista refere que devido a questões burocráticas só abriu ao público em 2007.

O processo de produção de cerveja na Praxis é 100% natural. O fabrico da cerveja passa pelos processos de maltagem, de brassagem, de fervura, de fermentação, de maturação, de estabilização e de enchimento, mas sem adição de produtos químicos. A água do rio Mondego, o malte e o lúpulo são ingredientes utilizados pela Praxis para fazer a cerveja.

Quando questionado sobre os segredos da produção de cerveja, Pedro Baptista refere que são muitos. Contudo, afirma que a boa qualidade e o sucesso da cerveja não dependem só dos ingredientes, mas também do trabalho de toda a equipa.

“Os segredos são muitos, não os posso revelar. A água do rio Mondego tem características únicas sob o ponto de vista do pH, tem um pH muito baixo, é uma água extremamente leve, tem uma concentração perfeita de cálcio e de magnésio, o que é muito importante na fase de fermentação do processo de fabrico da cerveja. A boa cerveja depende também do bom cereal, maltado, depende de um bom lúpulo, depende de boas higienizações e de bons processos de fabrico, depende de bons técnicos e de uma boa equipa.”
Pedro Baptista

A Praxis fez renascer as marcas Topázio e Onyx, produzidas na cidade de Coimbra no século XX, as quais se tinham tornado propriedade do grupo Heineken, um dos maiores produtores de cerveja do mundo.

Pedro Baptista confessa que “foi um pouco difícil para uma pequenina empresa familiar de Coimbra ir bater à porta de um gigante mundial como a Heineken e demonstrar interesse numa parceria”.

Foi em 2017 que a Heineken e a Praxis fizeram uma parceria, com o objetivo de produzir estas duas marcas de cerveja.

O ditado popular “O Bom Filho a Casa Torna” não poderia fazer mais sentido neste caso, não fossem as cervejas Topázio e Onyx voltarem a ser produzidas na sua cidade de origem, Coimbra.

Assim, a Heineken detinha a propriedade das marcas e a Praxis era a única produtora.

Com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a Heineken reformulou as suas estruturas e chegou à conclusão de que a parceria com a Praxis já não era viável. Desta forma, a Praxis propôs à Heineken a compra das marcas Topázio e Onyx.

 “A Heineken decide abdicar então das marcas, não pela proposta que a Praxis lhe fez, mas pela relação de confiança que foi construída ao longo de vários anos.”
Pedro Baptista

A partir de 2021, a Praxis tornou-se proprietária das marcas Topázio e Onyx. No entanto, não são apenas estas duas marcas que a empresa produz. Pedro Baptista revela que produzem uma vasta variedade de cervejas.

As várias cervejas produzidas pela Praxis têm características diferentes, o que permite a combinação com diferentes tipos de refeição e em alturas diferentes do dia.

De entre as muitas produções da Praxis, há uma bebida que não tem álcool. Trata-se do Caxôpo, uma novidade feita à base de cereais que não vão à fermentação.

No entanto, as surpresas de 2021 para a Praxis não ficam por aqui. A Imperial Stout da Praxis venceu a edição de 2021 do World Beer Awards, em Londres, na categoria Stout & Porter.

A Praxis prova, desta forma, que pode ser comparada com os melhores produtores de cerveja do mundo e que, no caso da Imperial Stout, que é um estilo tipicamente inglês, foi Portugal que ganhou o prémio. Sobre este prémio, Pedro Baptista não esconde o sentimento de alegria, pois foi a primeira vez que recebeu um prémio deste galardão.

Para além deste prémio, as cervejas da Praxis já foram premiadas com medalhas de ouro, de prata e de bronze.

Os rótulos das cervejas e de outras bebidas produzidas pela Praxis têm como objetivo promover o património da região de Coimbra. Nos rótulos de muitas das cervejas está desenhada a Torre da Universidade de Coimbra. Para o futuro rótulo da CitroSidra (bebida que tem na sua base a fermentação de um sumo de maçã, no qual é incorporada a laranja), a designer Sara Sá propôs à Praxis a combinação do património da louça de Coimbra com a tradição dos laranjais de Coimbra nas margens do rio Mondego, o qual foi aceite.

Por coincidência, António Augusto Gonçalves, que deu nome à rua onde está localizada a Praxis, teve um papel muito importante no desenvolvimento da Escola de Louça de Coimbra.

A Praxis tem várias parcerias, sempre com o objetivo de valorizar os produtos endógenos da região de Coimbra, tais como o mel da Serra da Lousã, o arroz carolino de Ereira, a flor de sal e o sal marinho da Figueira da Foz.

Uma dessas parcerias é com a Universidade de Coimbra. Em 2021, a Universidade de Coimbra e a Praxis assinaram um protocolo de parceria para atividades conjuntas nas áreas de Microbiologia e de Bioquímica para a produção de cerveja.

Pedro Baptista refere que a Praxis “tem sempre projetos futuros”, os quais têm por base bens de consumo produzidos em Coimbra.

“Produzimos alguns produtos nossos, temos uma unidade agrícola que torna o nosso pequeno grupo (o grupo Pastelarias Vasco da Gama e a Praxis) autossuficiente em hortícolas. Por exemplo, fazemos um reaproveitamento dos cereais da cerveja para a alimentação de alguns animais.”
Pedro Baptista

O investimento num grande pomar é um dos projetos futuros que já está a ser pensado, com o objetivo de produzir maçã com características específicas para a sidra produzida na Praxis.

O Museu da Cerveja de Coimbra, na Praxis, foi criado para que o património cervejeiro da cidade não fosse esquecido. O museu está integrado numa rota promovida pelo Turismo de Portugal, cujo tema é o “Turismo Industrial”.

Pedro Baptista considera que a Praxis é a legítima herdeira da tradição e do património cervejeiro de Coimbra, e que “com isso vem também a responsabilidade de o promover, de o defender e de o divulgar”.

A Praxis, para além de ter devolvido o património cervejeiro a Coimbra, fez com que este se tornasse conhecido a nível nacional e internacional, sendo uma referência tanto para os conimbricenses como para quem visita a cidade.



Fotografias e vídeo: Daniela Dias
Vídeo de localização da Praxis: Google Earth Pro